Entendendo o ramo imobiliário
Voltar para o blog

Entendendo o ramo imobiliário

Bolha Imobiliária? O que significa?

A Bolha Imobiliária é a supervalorização financeira de determinado produto que não faz jus ao seu preço, nesse caso imóveis. 

E falando desse assunto, não podemos deixar de falar na maior bolha imobiliária, a americana. A bolha imobiliária americana de 2008 teve características grandiosas e espetaculares inicialmente. Permitiu o fácil acesso ao crédito rotativo e altas imissões de dinheiro, injetados nos bancos através das grandes companhias, para que esses pudessem autorizar mais empréstimos para a compra de imóveis.

De acordo com o editor e tradutor do site do Instituto Ludwig Von Mises Brasil, Roque (2013), houve duas empresas que compravam os empréstimos dos bancos para que esses não ultrapassassem o limite de crescimento de ativos. Assim, seria mantido o fluxo de caixa com o recebimento dos valores, porém, muitos clientes ficaram devendo. Por consequência, os bancos passaram a liberar empréstimos de riscos, em nome de “igualdade”, imposta por agências governamentais.

Foi a partir desse momento que se iniciou a crise americana no ramo imobiliário, pois compradores de imóveis ficaram devendo suas parcelas do empréstimo, gerando instabilidade econômica no país. E essa crise afetou outros países que investiram nos créditos hipotecários. 

Aqui no Brasil, donos de imobiliárias, gestores e todos os envolvidos no ramo passaram a se preocupar com uma possível Bolha Imobiliária aqui, devido aos altos preços de imóveis que estavam aumentanto de forma considerável e exorbitante. Porém não há possibilidade de existir no Brasil, pois os preços dos imóveis aumentaram, devido ao aumento na inflação fora dos padrões. 


Ramo Imobiliário!

O mercado imobiliário é composto não somente por imobiliárias, mas também por tudo que compõe o ramo imobiliário, sendo os corretores autônomos, construtoras, e porque não dizer os profissionais do marketing, que fazem de cada dia uma nova oportunidade de sucesso.

Segundo Matos e Bartkiw (2013), o ramo da construção civil é um dos setores mais importantes para a economia, pois propicia segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil – São Paulo (SEDUSCON-SP), uma renda urbana de grande significado. Já Giglio e Ryngelblum (2010) acreditam que um dos setores mais importantes para a economia, e também para o ponto de vista social e político, é sem dúvidas o ramo imobiliário.

Em âmbito nacional como também regional o ramo imobiliário vem crescendo de forma significativa, porém houve interferências externas que fizeram com que a construção civil e todos os envolvidos nesse ramo vivessem um gráfico de modelo serrote, tendo altos e baixos. Interferência externa que pode ser chamada de Crise Financeira do País. 

Com esse cenário inconstante do mercado imobiliário, os proprietários, administradores e gestores precisam analisar as formas com que podem definir e atingir seu público alvo, para adquirir vantagem competitiva, identificando as necessidades dos clientes. Para isso, agir de forma estratégica, desde o primeiro contato com o cliente até a finalização do atendimento, incluindo ações que vão do atendimento com excelência, até o comprometimento em auxiliar seus clientes após o fechamento da locação, estando sempre à disposição deles para solucionar problemas que possam surgir com o imóvel, é indispensável. 

Ramo imobiliário, um conjunto de estratégias, ações e principalmente paixão, que move os envolvidos à exercer com dedicação e empatia no momento que aluga ou vende imóveis!


Josiele Souza


Outros posts

  1. Tecnologia: Realidade Virtual

    Tecnologia: Realidade Virtual

    O que significa Realidade Virtual?Realidade Virtual é uma tecnologia capaz de enganar os sentidos do usuário, por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Induzindo ef...

  2. Imposto de Renda | Dúvidas da última hora

    Imposto de Renda | Dúvidas da última hora

    Neste ano, devido a pandemia causada pela covid-19, o prazo para envio das DECLARAÇÕES DE IMPOSTO DE RENDA foi estendido e vai até 30 de junho de 2020. Na declaração devem conter as informações que se...

  3. Despesas de condomínio, quem paga?

    Despesas de condomínio, quem paga?

    Todos os meses surgem diversas dúvidas nos inquilinos a respeito das taxas cobradas no condomínio. Chamada extra, manutenção, fundo de reserva, são algumas das despesas cobradas, mas afinal, o que é d...

Camobi Imóveis

Imobiliária
55 3226-4346
Plantão Vendas
55 98403-2085
Locação
55 99613-8053
Plantão de Vendas
55 99185-6789
Plantão de Vendas
55 98403-4346
Condomínios / Financeiro
55 99218-8468

Camobi Imóveis

Plantão Vendas
55 98403-2085
Locação
55 99613-8053
Plantão de Vendas
55 99185-6789
Plantão de Vendas
55 98403-4346
Condomínios / Financeiro
55 99218-8468