Entendendo o ramo imobiliário
Voltar para o blog

Entendendo o ramo imobiliário

Bolha Imobiliária? O que significa?

A Bolha Imobiliária é a supervalorização financeira de determinado produto que não faz jus ao seu preço, nesse caso imóveis. 

E falando desse assunto, não podemos deixar de falar na maior bolha imobiliária, a americana. A bolha imobiliária americana de 2008 teve características grandiosas e espetaculares inicialmente. Permitiu o fácil acesso ao crédito rotativo e altas imissões de dinheiro, injetados nos bancos através das grandes companhias, para que esses pudessem autorizar mais empréstimos para a compra de imóveis.

De acordo com o editor e tradutor do site do Instituto Ludwig Von Mises Brasil, Roque (2013), houve duas empresas que compravam os empréstimos dos bancos para que esses não ultrapassassem o limite de crescimento de ativos. Assim, seria mantido o fluxo de caixa com o recebimento dos valores, porém, muitos clientes ficaram devendo. Por consequência, os bancos passaram a liberar empréstimos de riscos, em nome de “igualdade”, imposta por agências governamentais.

Foi a partir desse momento que se iniciou a crise americana no ramo imobiliário, pois compradores de imóveis ficaram devendo suas parcelas do empréstimo, gerando instabilidade econômica no país. E essa crise afetou outros países que investiram nos créditos hipotecários. 

Aqui no Brasil, donos de imobiliárias, gestores e todos os envolvidos no ramo passaram a se preocupar com uma possível Bolha Imobiliária aqui, devido aos altos preços de imóveis que estavam aumentanto de forma considerável e exorbitante. Porém não há possibilidade de existir no Brasil, pois os preços dos imóveis aumentaram, devido ao aumento na inflação fora dos padrões. 


Ramo Imobiliário!

O mercado imobiliário é composto não somente por imobiliárias, mas também por tudo que compõe o ramo imobiliário, sendo os corretores autônomos, construtoras, e porque não dizer os profissionais do marketing, que fazem de cada dia uma nova oportunidade de sucesso.

Segundo Matos e Bartkiw (2013), o ramo da construção civil é um dos setores mais importantes para a economia, pois propicia segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil – São Paulo (SEDUSCON-SP), uma renda urbana de grande significado. Já Giglio e Ryngelblum (2010) acreditam que um dos setores mais importantes para a economia, e também para o ponto de vista social e político, é sem dúvidas o ramo imobiliário.

Em âmbito nacional como também regional o ramo imobiliário vem crescendo de forma significativa, porém houve interferências externas que fizeram com que a construção civil e todos os envolvidos nesse ramo vivessem um gráfico de modelo serrote, tendo altos e baixos. Interferência externa que pode ser chamada de Crise Financeira do País. 

Com esse cenário inconstante do mercado imobiliário, os proprietários, administradores e gestores precisam analisar as formas com que podem definir e atingir seu público alvo, para adquirir vantagem competitiva, identificando as necessidades dos clientes. Para isso, agir de forma estratégica, desde o primeiro contato com o cliente até a finalização do atendimento, incluindo ações que vão do atendimento com excelência, até o comprometimento em auxiliar seus clientes após o fechamento da locação, estando sempre à disposição deles para solucionar problemas que possam surgir com o imóvel, é indispensável. 

Ramo imobiliário, um conjunto de estratégias, ações e principalmente paixão, que move os envolvidos à exercer com dedicação e empatia no momento que aluga ou vende imóveis!


Josiele Souza


Outros posts

  1. Você sabe a diferença entre área útil e privativa de um imóvel?

    Você sabe a diferença entre área útil e privativa de um imóvel?

    Já se deparou com os termos área total, área útil, área comum e área privativa enquanto buscava um imóvel? Ficou se questionando qual a diferença entre eles? Pois por mais semelhantes que sejam, eles...

  2. Ventilação Natural: benefícios de manter seu imóvel arejado

    Ventilação Natural: benefícios de manter seu imóvel arejado

    É comum que em muitos imóveis surjam problemas com umidade, mofo, proliferação de ácaros, acumulo de sujeira, etc, devido à má ventilação do ambiente. Por isso, a ventilação natural é muito importante...

  3. Vantagens em negociar um imóvel com uma imobiliária!

    Vantagens em negociar um imóvel com uma imobiliária!

    É muito comum que o proprietário, na hora de colocar um imóvel para venda ou locação fique em dúvida se é vantajoso anunciar em uma imobiliária. Assim, como o futuro inquilino ou comprador se question...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Camobi Imóveis

Comercial
(55) 3226-4346
Locações
(55) 99613-8053
Vendas
(55) 99106-2906
Financeiro
(55) 99218-8468
Condomínios
(55) 99218-8468

Camobi Imóveis

Locações
(55) 99613-8053
Vendas
(55) 99106-2906
Financeiro
(55) 99218-8468
Condomínios
(55) 99218-8468