Entendendo o ramo imobiliário
A Bolha Imobiliária é a supervalorização financeira de determinado produto que não faz jus ao seu preço, nesse caso imóveis.
E falando desse assunto, não podemos deixar de falar na maior bolha imobiliária, a americana. A bolha imobiliária americana de 2008 teve características grandiosas e espetaculares inicialmente. Permitiu o fácil acesso ao crédito rotativo e altas imissões de dinheiro, injetados nos bancos através das grandes companhias, para que esses pudessem autorizar mais empréstimos para a compra de imóveis.
De acordo com o editor e tradutor do site do Instituto Ludwig Von Mises Brasil, Roque (2013), houve duas empresas que compravam os empréstimos dos bancos para que esses não ultrapassassem o limite de crescimento de ativos. Assim, seria mantido o fluxo de caixa com o recebimento dos valores, porém, muitos clientes ficaram devendo. Por consequência, os bancos passaram a liberar empréstimos de riscos, em nome de “igualdade”, imposta por agências governamentais.
Foi a partir desse momento que se iniciou a crise americana no ramo imobiliário, pois compradores de imóveis ficaram devendo suas parcelas do empréstimo, gerando instabilidade econômica no país. E essa crise afetou outros países que investiram nos créditos hipotecários.
Aqui no Brasil, donos de imobiliárias, gestores e todos os envolvidos no ramo passaram a se preocupar com uma possível Bolha Imobiliária aqui, devido aos altos preços de imóveis que estavam aumentanto de forma considerável e exorbitante. Porém não há possibilidade de existir no Brasil, pois os preços dos imóveis aumentaram, devido ao aumento na inflação fora dos padrões.
Ramo Imobiliário!
O mercado imobiliário é composto não somente por imobiliárias, mas também por tudo que compõe o ramo imobiliário, sendo os corretores autônomos, construtoras, e porque não dizer os profissionais do marketing, que fazem de cada dia uma nova oportunidade de sucesso.
Com esse cenário inconstante do mercado imobiliário, os proprietários, administradores e gestores precisam analisar as formas com que podem definir e atingir seu público alvo, para adquirir vantagem competitiva, identificando as necessidades dos clientes. Para isso, agir de forma estratégica, desde o primeiro contato com o cliente até a finalização do atendimento, incluindo ações que vão do atendimento com excelência, até o comprometimento em auxiliar seus clientes após o fechamento da locação, estando sempre à disposição deles para solucionar problemas que possam surgir com o imóvel, é indispensável.
Ramo imobiliário, um conjunto de estratégias, ações e principalmente paixão, que move os envolvidos à exercer com dedicação e empatia no momento que aluga ou vende imóveis!
Josiele Souza