4 dicas para manter sua casa seca e livre do mofo
Voltar para o blog

4 dicas para manter sua casa seca e livre do mofo

Com a chegada do inverno é comum ficarmos mais tempo debaixo do chuveiro e fechar as janelas, evitando a circulação de ar para deixar os ambientes mais quentinhos. Porém, essas atitudes podem ser muito prejudiciais, tanto para a estrutura do seu imóvel, seja ele alugado ou próprio; como para a sua saúde: a umidade é praticamente um convite para fungos (principalmente o mofo) e ácaros, que podem desencadear alergias graves nos moradores, além de criar manchas e infiltrações, que são capazes de danificar permanentemente as paredes da sua casa.
 
Com a queda das temperaturas, o frio e o tempo úmido podem fazer com que a umidade dentro de casa cause grandes estragos. As roupas e os ambientes podem ser danificados de forma severa nesse período, assim como a sua saúde: a sujeira, gordura, mofo, ácaros e o famoso “cheiro de guardado” das roupas são potencializadores das conhecidas doenças propícias ao período, como gripe, renite alérgica, sinusite, asma, entre outras.
 
Algumas vezes, o mofo e a umidade podem surgir devido a problemas na estrutura do imóvel, que pode não ter sido impermeabilizada de maneira adequada durante a construção. Se o seu imóvel for alugado, é importante que entre em contato com a imobiliária para que o proprietário seja acionado e o problema sanado.
 
No entanto, existem algumas atitudes que podem prevenir a proliferação dos fungos e eliminar o mofo da sua casa. Pensando nisso, trouxemos 4 dicas de limpeza, que vão te ajudar a remover mofo, ácaros e sujeiras, principalmente quando o tempo esfria. 
 
1. 
Lave casacos e malhas
Muita gente tem costume de guardar no fundo do guarda-roupas os casacos mais quentinhos durante o resto do ano. Mas quando a estação mais fria finalmente chega, não adianta apenas deixá-los no sol, é preciso lavá-los.

2. 
Lave os tecidos expostos na casa
Além das peças que ficam no fundo do armário, é preciso também cuidar dos tecidos que ficam sempre à mostra dentro de casa. A umidade pode atrair mofo e danificá-los tanto quanto acontece com as roupas. Não esqueça das cortinas e tapetes, estes itens também precisam ser lavados pelo menos uma vez a cada seis meses.

3. 
Banheiro sequinho
O banheiro é uma zona de perigo quando se trata de fungos: quente e úmido, ele é o ambiente perfeito para a proliferação do bolor. Por isso, depois de limpar com os produtos adequados, seque cuidadosamente com um pano seco, eliminando todo tipo de umidade e depois que terminar de tomar banho, abra as janelas para que a água possa evaporar.
Outra dica importante é evitar deixar toalhas e panos úmidos no banheiro e também nos armários e gavetas, pois a umidade causa o aparecimento de mofo. Sempre os deixe em locais adequados para secarem completamente antes de guardá-los.

4
Paredes
Como citamos acima, o mofo se propaga devida à umidade.  Uma dica para evitá-lo é esfregar as paredes com uma escova de cerdas mais resistentes para retirar o bolor e, em seguida, passar uma solução desengordurante para ajudar na limpeza. Após a escovação das paredes também é possível passar água sanitária e deixar agir por alguns minutos antes de enxaguar.

Dica da Camobi Imóveis: A mais importante recomendação é abrir as janelas e deixar a casa ventilar, não importa o quão frio esteja. Preste atenção principalmente à circulação de ar na cozinha e no banheiro que são os dois cômodos mais úmidos.


Produzido e adaptado de https://casa.abril.com.br

Outros posts

  1. Tecnologia: Realidade Virtual

    Tecnologia: Realidade Virtual

    O que significa Realidade Virtual?Realidade Virtual é uma tecnologia capaz de enganar os sentidos do usuário, por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Induzindo ef...

  2. Imposto de Renda | Dúvidas da última hora

    Imposto de Renda | Dúvidas da última hora

    Neste ano, devido a pandemia causada pela covid-19, o prazo para envio das DECLARAÇÕES DE IMPOSTO DE RENDA foi estendido e vai até 30 de junho de 2020. Na declaração devem conter as informações que se...

  3. ITAÚ lança financiamento imobiliário com taxa de 3,99% a.a. + poupança

    ITAÚ lança financiamento imobiliário com taxa de 3,99% a.a. + poupança

    O gigante imobiliário Itaú acaba de inovar e lançar uma nova modalidade de financiamento imobiliário com juros de 3,99% ao ano. + Rendimento da caderneta de poupança (hoje equivale a 5,39% ao ano). Es...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.

Camobi Imóveis

Comercial
(55) 3223-4346
Locações
(55) 99613-8053
Vendas
(55) 98403-2085
Financeiro
(55) 99218-8468
Condomínios
(55) 99218-8468

Camobi Imóveis

Locações
(55) 99613-8053
Vendas
(55) 98403-2085
Financeiro
(55) 99218-8468
Condomínios
(55) 99218-8468