Despesas de condomínio, quem paga?
Voltar para o blog

Despesas de condomínio, quem paga?

Todos os meses surgem diversas dúvidas nos inquilinos a respeito das taxas cobradas no condomínio. Chamada extra, manutenção, fundo de reserva, são algumas das despesas cobradas, mas afinal, o que é despesa de inquilino e o que é de proprietário?

 

O que define quem é o responsável pelo pagamento é a natureza da despesa. Taxas destinadas a melhorias permanentes no prédio são de responsabilidade dos proprietários, enquanto as que se referem a manutenções são de inquilinos.

 

A Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91) descreve quais despesas são de locador e quais são de locatário. Segundo a Lei, compete ao proprietário – locador - do imóvel, pagar as despesas extraordinárias, por exemplo: obras de reformas ou acréscimos, pintura das fachadas, iluminação; instalação de equipamento de segurança e de incêndio, de telefonia; fundo de reserva, entre outras despesas referentes à estrutura integral do imóvel.

 

Já o locatário fica responsável pelas despesas ordinárias, ou seja, aquelas que são regulares como: consumo de água e esgoto, gás, luz de uso comum, limpeza, conservação e pintura das dependências de uso comum; manutenção de elevadores, pequenos reparos nas dependências e instalações elétricas e hidráulicas de uso comum, entre outras.

 

Algumas administradoras de condomínio separam as despesas de inquilino e de proprietário e geram dois boletos para pagamento, nesse caso o locador paga somente as despesas que são de sua responsabilidade. Caso isso não aconteça, o inquilino deve contatar a imobiliária na qual locou o imóvel e verificar de que maneira pode ser ressarcido dos valores referentes a despesas de proprietário.

 

Dica da Camobi Imóveis: Pode ser que a imobiliária na qual você locou seu imóvel administre somente a unidade que você aluga e não o condomínio. Então, se você tem alguma dúvida sobre as taxas cobradas em seu condomínio, entre em contato com a imobiliária em Santa Maria ou de sua localidade que faz a gestão do prédio para entender do que se tratam.

 

Ficou com alguma dúvida ou está em busca de uma administradora de condomínio para o seu prédio? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

 

Procurando imóvel para alugar ou imóvel para comprar em Camobi e/ou em Santa Maria? Entre em contato com nossa equipe. Estamos prontos pra lhe oferecer todo o suporte necessário para que encontre a melhor opção para a sua nova moradia.

Outros posts

  1. Tecnologia: Realidade Virtual

    Tecnologia: Realidade Virtual

    O que significa Realidade Virtual?Realidade Virtual é uma tecnologia capaz de enganar os sentidos do usuário, por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Induzindo ef...

  2. Imposto de Renda | Dúvidas da última hora

    Imposto de Renda | Dúvidas da última hora

    Neste ano, devido a pandemia causada pela covid-19, o prazo para envio das DECLARAÇÕES DE IMPOSTO DE RENDA foi estendido e vai até 30 de junho de 2020. Na declaração devem conter as informações que se...

  3. ITAÚ lança financiamento imobiliário com taxa de 3,99% a.a. + poupança

    ITAÚ lança financiamento imobiliário com taxa de 3,99% a.a. + poupança

    O gigante imobiliário Itaú acaba de inovar e lançar uma nova modalidade de financiamento imobiliário com juros de 3,99% ao ano. + Rendimento da caderneta de poupança (hoje equivale a 5,39% ao ano). Es...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.

Camobi Imóveis

Comercial
55 3223-4346
Locações
55 99613-8053
Vendas
55 98403-2085
Financeiro
55 99218-8468
Condomínios
55 99218-8468

Camobi Imóveis

Locações
55 99613-8053
Vendas
55 98403-2085
Financeiro
55 99218-8468
Condomínios
55 99218-8468