Bagunçou a sua vida? Nós vamos te ajudar
A pandemia causada pela COVID-19 exigiu transformações e adaptações do mundo todo e uma das mudanças que mais tem afetado o mundo corporativo é a necessidade do trabalho remoto.
Para muitos, este novo aspecto da vida cotidiana surgiu como um grande desafio.
Quem trabalhou e trabalha em home-office pela primeira vez tem certa dificuldade em inserir a rotina do escritório na rotina da casa.
Para auxiliar neste novo cenário que pelo visto ainda está longe do fim, trouxemos 04 dicas para ajudar você a adaptar-se ao home-office.
1. ORGANIZE-SE
O maior vilão da produtividade é um cérebro abarrotado de informações.
Lembrar e organizar mentalmente projetos, tarefas e ideias demanda muito tempo e energia. Portanto, é preciso escolher um lugar para gerenciar as tarefas. Pode ser um aplicativo, agenda, quadro ou bloco de notas. META: Escreva, defina sua agenda ou forma de se organizar. Hoje.
2. EVITE A PROCRASTINAÇÃO
Ação principal é: identificar quais são os desperdiçadores e tomar providências para evitá-los. Uma dica é tirar uma hora específica do dia para atualizar-se brevemente sobre temas que não precisem de um acompanhamento em tempo real. Defini ações por grau de prioridade. Exemplo: estas ações tem que ser feitas hoje. OBRIGATORIAMENTE serão feitas hoje. Mas surgiu outra demanda e agora? Era IMPORTANTE E URGENTE para ser feito já? Se não, deve entrar na fila como as demais ações. META: Faça sua agenda a partir da Matriz de Matriz de Eisenhower (veja foto do post)
3. FAÇA PAUSAS
Intervalos não devem ser negligenciados, pois as pausas são fundamentais para que o cérebro se recupere e produza com qualidade. Quem não respeita o timing do organismo para se alimentar e ter momentos de descanso corre o risco de ter um esgotamento chamado “fadiga de decisão”, quando o profissional não consegue mais tomar decisões de qualidade, pois sua energia mental se esgotou. META: pausa de 2 em 2 horas durante o dia.
4. NÃO SEJA MULTITAREFA
Para ser mais produtivo, primeiro devem ser feitas as tarefas mais importantes. Além de não sentir a pressão do tempo passando, a capacidade mental é melhor utilizada. Deixar o que realmente importa para o final do expediente é um risco, já que a entrega pode ser ruim e causar frustração. META: Faça bem feito os 3 últimos itens. Você não sofrerá para definir o que deve ou não deve aceitar para fazer.
Lembre-se: Se você mora de aluguel ou casa própria em Santa Maria, ou mais precisamente em Camobi, você poderá ter alguns dispersores de atenção como “barulhos” de vizinhos, aviões decolando e por ai vai. UMA DICA: um bom fone de ouvido e uma pitada de calma vai resolver tudo da melhor forma. E se você mora em condomínio, pode ainda fazer algumas destas atividades ao ar livre, claro, respeitando o distanciamento e regras do seu prédio.
Para estes e outros momentos, nós da Camobi Imóveis estaremos ao seu lado, com você.
Fone: https://www.meioambienterio.com texto adaptado por Leandro Custódio.
Sócio Proprietário da Camobi Imóveis.