Imposto de Renda | Dúvidas da última hora
Voltar para o blog

Imposto de Renda | Dúvidas da última hora

Neste ano, devido a pandemia causada pela covid-19, o prazo para envio das DECLARAÇÕES DE IMPOSTO DE RENDA foi estendido e vai até 30 de junho de 2020. Na declaração devem conter as informações que se refiram a locação ou comercialização de imóveis, tendo a competência referente a todas as transações ocorridas no ano anterior.

 

Se você morou de aluguel em 2019 ou recebeu renda de um ou mais aluguéis de pessoas físicas precisa declarar esses valores no Imposto de Renda 2020, não importa se a declaração for completa ou simplificada.

 

Os aluguéis pagos não são dedutíveis do imposto a pagar, mas precisam ser declarados para que a Receita cruze os dados com os do locador, que recebe os aluguéis. A falta de informações pode fazer com que a declaração caia na malha fina.

 

ALUGUEL PAGO

Inclua o valor total dos aluguéis pagos em 2019 na ficha da declaração “Pagamentos Efetuados”. Declare apenas os aluguéis pagos, IPTU e taxa de condomínio não devem ser incluídos no valor. Na ficha, também inclua o nome e o CPF do locador, esses dados podem ser encontrados no contrato de locação.

 

Mesmo que você dívida apartamento com outras pessoas Só quem assinou o contrato como locatário deve declarar o pagamento do aluguel no Imposto de Renda. Se todos os moradores estiverem incluídos no contrato, cada um informa a sua parte do pagamento.

 

Se você é proprietário de um imóvel e recebe um aluguel para pagar outro, deve declarar as operações separadamente no Imposto de Renda. Declare o aluguel pago normalmente na ficha “Pagamentos Efetuados”.

 

ALUGUEL RECEBIDO

Os aluguéis recebidos por proprietários de imóveis são tributados. Os locadores que receberam mais que R$ 1.903,98 por mês em 2019 devem ter pago o imposto mensal obrigatório, por meio do programa Carnê-Leão.

 

Os aluguéis recebidos de pessoas físicas abaixo de R$ 1.903,98 por mês são isentos de imposto. Se esse for o seu caso, informe esses aluguéis diretamente na declaração, mês a mês, na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior”.

 

Se o aluguel foi pago por pessoa jurídica, inclua os valores na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. No campo “Discriminação”, informe os valores, nome e CNPJ da empresa.

 

Quem aluga um imóvel para pessoa jurídica não é responsável por pagar os impostos sobre esses rendimentos. Essa função é do locatário do imóvel. Se o contrato de locação for intermediado por uma imobiliária, você também pode descontar a taxa de corretagem do valor do aluguel antes de informá-lo no programa. As informações sobre as taxas de corretagens pagas ao longo do ano entram na ficha “Pagamentos Efetuados”, com o código “71 – Administrador de imóveis”. Informe o valor total pago e o nome e CNPJ da empresa intermediadora do contrato.

 

Se o contrato for intermediado por uma imobiliária, a empresa pode fornecer um informe dos aluguéis pagos durante o ano para ajudar os locatários a preencher a declaração.

 

Fonte de pesquisa: www.exame.com.br

Outros posts

  1. Tecnologia: Realidade Virtual

    Tecnologia: Realidade Virtual

    O que significa Realidade Virtual?Realidade Virtual é uma tecnologia capaz de enganar os sentidos do usuário, por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Induzindo ef...

  2. PIX: como fazer uma chave e suas vantagens no mercado imobiliário

    PIX: como fazer uma chave e suas vantagens no mercado imobiliário

    Visando dar mais velocidade e segurança às transações, o Pix é um modo de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. Com ele, pessoas ou empresas fazem transações em menos de 10 segundos. Mas vo...

  3. Inverno 2021: como aquecer o ambiente

    Inverno 2021: como aquecer o ambiente

    Com a chegada do frio, muitas pessoas buscam maneiras de deixar a temperatura do seu imóvel mais aconchegante. Com isso, a busca por aquecedores de ambiente aumenta e, consequentemente, o risco de aci...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Camobi Imóveis

Comercial
(55) 3226-4346
Locações
(55) 99613-8053
Vendas
(55) 99106-2906
Financeiro
(55) 99218-8468
Condomínios
(55) 99218-8468

Camobi Imóveis

Locações
(55) 99613-8053
Vendas
(55) 99106-2906
Financeiro
(55) 99218-8468
Condomínios
(55) 99218-8468