Como evitar o mofo: 4 dicas para manter sua casa limpa
Voltar para o blog

Como evitar o mofo: 4 dicas para manter sua casa limpa

Com a chegada do inverno é comum ficarmos mais tempo debaixo do chuveiro e fechar as janelas, evitando a circulação de ar para deixar os ambientes mais quentinhos. Porém, essas atitudes podem ser muito prejudiciais, tanto para a estrutura do seu imóvel, seja ele alugado ou próprio, como para a sua saúde. A umidade é praticamente um convite para fungos (principalmente o mofo) e ácaros, que podem desencadear alergias graves nos moradores, além de criar manchas e infiltrações, que são capazes de danificar permanentemente as paredes da sua casa.

 

A queda das temperaturas, o frio e o tempo úmido podem fazer com que a umidade dentro de casa cause grandes estragos. As roupas e os ambientes podem ser danificados de forma severa nesse período, assim como a sua saúde. O mofo, ácaros e o famoso “cheiro de guardado” das roupas são potencializadores das conhecidas doenças propícias ao período, como gripe, rinite alérgica, sinusite, asma, entre outras.

 

Algumas vezes, o mofo e a umidade podem surgir devido a problemas na estrutura do imóvel, que pode não ter sido impermeabilizado de maneira adequada durante a construção. Se o seu imóvel for alugado, é importante que entre em contato com a imobiliária para que o proprietário seja acionado e o problema sanado.

 

No entanto, existem algumas atitudes que podem prevenir a proliferação dos fungos e eliminar o mofo da sua casa. Pensando nisso, trouxemos 4 dicas de limpeza, que vão te ajudar a remover mofo, ácaros e sujeiras, principalmente quando o tempo esfria. 

 

1. Lave casacos e malhas

Muita gente tem costume de guardar no fundo do guarda-roupas os casacos mais quentinhos durante o resto do ano. Mas quando a estação mais fria finalmente chega, não adianta apenas deixá-los no sol, é preciso lavá-los.

2. Lave os tecidos expostos na casa

Além das peças que ficam no fundo do armário, é preciso também cuidar dos tecidos que ficam sempre à mostra dentro de casa. A umidade pode atrair mofo e danificá-los tanto quanto acontece com as roupas. Não esqueça das cortinas e tapetes, estes itens também precisam ser lavados pelo menos uma vez a cada seis meses.

3. Banheiro sequinho

O banheiro é uma zona de perigo quando se trata de fungos, ele é o ambiente perfeito para a proliferação do bolor. Por isso, depois de limpar com os produtos adequados, seque cuidadosamente com um pano seco, eliminando todo tipo de umidade e depois que terminar de tomar banho, abra as janelas para que a água possa evaporar. Outra dica importante é evitar deixar toalhas e panos úmidos no banheiro, pois a umidade causa o aparecimento de mofo. Sempre os deixe em locais adequados para secarem completamente antes de guardá-los.

4. Paredes

Como citamos acima, o mofo se propaga devido à umidade. Uma dica para evitá-lo é esfregar as paredes com uma escova de cerdas mais resistentes para retirar o bolor e, em seguida, passar uma solução desengordurante para ajudar na limpeza. Após a escovação das paredes também é possível passar água sanitária e deixar agir por alguns minutos antes de enxaguar.

Dica Camobi Imóveis: Abra as janelas e deixe a casa ventilar, não importa o quão frio esteja. Preste atenção principalmente à circulação de ar na cozinha e no banheiro, que são os dois cômodos mais úmidos.

____________

Se você está em busca de uma casa ou apartamento em Santa Maria, fale com a nossa equipe agora mesmo pelo Whatsapp de venda (55) 99106-2906  ou de locação (55) 99613-8053.


Produzido e adaptado de https://casa.abril.com.br
 

Outros posts

  1. Vai se mudar? Veja o que é melhor para você!

    Vai se mudar? Veja o que é melhor para você!

    Decidiu se mudar e quer saber se é mais vantajoso ir para uma casa ou para um apartamento? Nós vamos te ajudar nesta decisão mostrando alguns pontos de cada um deles.Primeiro, você deve avaliar o que...

  2. Vai morar de aluguel? Confira os custos extras

    Vai morar de aluguel? Confira os custos extras

    Se você pretende morar de aluguel, precisa ficar atento aos gastos extras que terá. Muitas pessoas procuram um imóvel cujo valor caiba no bolso, mas não dá para fazer esse cálculo apenas contando com...

  3. Tecnologia: Realidade Virtual

    Tecnologia: Realidade Virtual

    O que significa Realidade Virtual?Realidade Virtual é uma tecnologia capaz de enganar os sentidos do usuário, por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Induzindo ef...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Camobi Imóveis

Comercial
(55) 3226-4346
Locações
(55) 99613-8053
Vendas
(55) 99106-2906
Financeiro
(55) 99218-8468
Condomínios
(55) 99218-8468

Camobi Imóveis

Locações
(55) 99613-8053
Vendas
(55) 99106-2906
Financeiro
(55) 99218-8468
Condomínios
(55) 99218-8468