Novembro azul: mês de prevenção ao câncer de próstata.
Voltar para o blog

Novembro azul: mês de prevenção ao câncer de próstata.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o câncer de próstata é o segundo câncer com maior incidência entre indivíduos do sexo masculino.

O câncer de próstata é vítima de um grande tabu na nossa sociedade, e por isso o mês de novembro é dedicado a conscientização e prevenção.



O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, pois cerca de 75% dos casos registrados em todo o mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Assim, como no câncer de mama, o câncer de próstata se dá pelo crescimento desordenado de células anormais presentes na próstata. Em alguns casos os tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma lenta, que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. 

 

Quais os sintomas?

O câncer de próstata tem evolução silenciosa em sua fase inicial, sendo que a maioria dos pacientes não relatam nenhum sintoma, e quando apresentam são sinais comuns relacionados a dificuldade de urinar.

No entanto, se em fase avançada, pode provocar dor óssea e sintomas urinários. Já quando em estado grave, pode causar infecção generalizada e insuficiência renal.

 

Fatores de risco:

  • A idade é um agravante, pois após os 50 anos a incidência e mortalidade aumentam significativamente;
  • Histórico de câncer de próstata na família;
  • Excesso de gordura corporal;
  • Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas.

 

Fique atento aos sinais!

A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou de pessoas sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.

No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

 

O diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:

 

  • Dificuldade de urinar;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  • Sangue na urina.


Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.

 

Como é feito o diagnóstico?

Todo e qualquer sintoma devem SEMPRE ser avaliados por um médico. E se detectado em fase inicial a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com maior sucesso são maiores.

 

Para o diagnóstico, são avaliados os resultados dos exames de toque retal e PSA. Contudo a confirmação se dá através da biópsia prostática por via trans-retal ou trans-perineal e guiada por ultrassonografia e/ou ressonância magnética.

 

Na maioria dos casos, quando o câncer é tratado adequadamente e em tempo favorável, apresentam bom prognóstico. Na presença de qualquer um dos sinais citados acima procure seu médico e faça os exames!

 

Cuide-se!

____________

Se está em busca de uma casa ou apartamento em Santa Maria, fale com a nossa equipe agora mesmo pelo Whatsapp de venda (55) 99106-2906  ou de locação (55) 99613-8053

 

Fonte: [INCA]


Outros posts

  1. Você sabe a diferença entre área útil e privativa de um imóvel?

    Você sabe a diferença entre área útil e privativa de um imóvel?

    Já se deparou com os termos área total, área útil, área comum e área privativa enquanto buscava um imóvel? Ficou se questionando qual a diferença entre eles? Pois por mais semelhantes que sejam, eles...

  2. Ventilação Natural: benefícios de manter seu imóvel arejado

    Ventilação Natural: benefícios de manter seu imóvel arejado

    É comum que em muitos imóveis surjam problemas com umidade, mofo, proliferação de ácaros, acumulo de sujeira, etc, devido à má ventilação do ambiente. Por isso, a ventilação natural é muito importante...

  3. Vantagens em negociar um imóvel com uma imobiliária!

    Vantagens em negociar um imóvel com uma imobiliária!

    É muito comum que o proprietário, na hora de colocar um imóvel para venda ou locação fique em dúvida se é vantajoso anunciar em uma imobiliária. Assim, como o futuro inquilino ou comprador se question...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Camobi Imóveis

Comercial
(55) 3226-4346
Locações
(55) 99613-8053
Vendas
(55) 99106-2906
Financeiro
(55) 99218-8468
Condomínios
(55) 99218-8468

Camobi Imóveis

Locações
(55) 99613-8053
Vendas
(55) 99106-2906
Financeiro
(55) 99218-8468
Condomínios
(55) 99218-8468