Novembro azul: mês de prevenção ao câncer de próstata.
Voltar para o blog

Novembro azul: mês de prevenção ao câncer de próstata.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o câncer de próstata é o segundo câncer com maior incidência entre indivíduos do sexo masculino.

O câncer de próstata é vítima de um grande tabu na nossa sociedade, e por isso o mês de novembro é dedicado a conscientização e prevenção.



O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, pois cerca de 75% dos casos registrados em todo o mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Assim, como no câncer de mama, o câncer de próstata se dá pelo crescimento desordenado de células anormais presentes na próstata. Em alguns casos os tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma lenta, que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. 

 

Quais os sintomas?

O câncer de próstata tem evolução silenciosa em sua fase inicial, sendo que a maioria dos pacientes não relatam nenhum sintoma, e quando apresentam são sinais comuns relacionados a dificuldade de urinar.

No entanto, se em fase avançada, pode provocar dor óssea e sintomas urinários. Já quando em estado grave, pode causar infecção generalizada e insuficiência renal.

 

Fatores de risco:

  • A idade é um agravante, pois após os 50 anos a incidência e mortalidade aumentam significativamente;
  • Histórico de câncer de próstata na família;
  • Excesso de gordura corporal;
  • Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas.

 

Fique atento aos sinais!

A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou de pessoas sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.

No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

 

O diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:

 

  • Dificuldade de urinar;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  • Sangue na urina.


Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.

 

Como é feito o diagnóstico?

Todo e qualquer sintoma devem SEMPRE ser avaliados por um médico. E se detectado em fase inicial a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com maior sucesso são maiores.

 

Para o diagnóstico, são avaliados os resultados dos exames de toque retal e PSA. Contudo a confirmação se dá através da biópsia prostática por via trans-retal ou trans-perineal e guiada por ultrassonografia e/ou ressonância magnética.

 

Na maioria dos casos, quando o câncer é tratado adequadamente e em tempo favorável, apresentam bom prognóstico. Na presença de qualquer um dos sinais citados acima procure seu médico e faça os exames!

 

Cuide-se!

____________

Se está em busca de uma casa ou apartamento em Santa Maria, fale com a nossa equipe agora mesmo pelo Whatsapp de venda (55) 99106-2906  ou de locação (55) 99613-8053

 

Fonte: [INCA]


Outros posts

  1. Vai se mudar? Veja o que é melhor para você!

    Vai se mudar? Veja o que é melhor para você!

    Decidiu se mudar e quer saber se é mais vantajoso ir para uma casa ou para um apartamento? Nós vamos te ajudar nesta decisão mostrando alguns pontos de cada um deles.Primeiro, você deve avaliar o que...

  2. Vai morar de aluguel? Confira os custos extras

    Vai morar de aluguel? Confira os custos extras

    Se você pretende morar de aluguel, precisa ficar atento aos gastos extras que terá. Muitas pessoas procuram um imóvel cujo valor caiba no bolso, mas não dá para fazer esse cálculo apenas contando com...

  3. Tendências do mercado imobiliário em 2022

    Tendências do mercado imobiliário em 2022

    Mais um ano está chegando ao fim, e com ele as expectativas para o mercado imobiliário.Em 2021, ainda estamos sob impacto da pandemia do Covid-19, no qual o mercado imobiliário, indo contra todas as e...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Camobi Imóveis

Comercial
(55) 3226-4346
Locações
(55) 99613-8053
Vendas
(55) 99106-2906
Financeiro
(55) 99218-8468
Condomínios
(55) 99218-8468

Camobi Imóveis

Locações
(55) 99613-8053
Vendas
(55) 99106-2906
Financeiro
(55) 99218-8468
Condomínios
(55) 99218-8468