CRECI: Saiba o que é e qual a sua importância.
Voltar para o blog

CRECI: Saiba o que é e qual a sua importância.

O CRECI, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, é a entidade responsável por disciplinar, credenciar e fiscalizar a profissão de corretor de imóveis, e tem como função fiscalizar, controlar e regulamentar o mercado imobiliário em defesa da sociedade, para que esta seja bem atendida e tenha segurança na hora de vender, comprar ou alugar algum imóvel.

 

Apenas imobiliárias e profissionais certificados pelo CRECI podem executar as negociações e transações necessárias para venda, compra ou locação de um imóvel, conforme Lei Federal 6.530/78. Cada estado brasileiro possui uma sede do CRECI, que atua como extensão estadual do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (COFECI).




Qual a importância do CRECI?


O CRECI é fundamental a todo corretor de imóveis e imobiliárias, pois além de estabelecer regras e condições, o exercício da atividade é considerado legal somente com a certificação expedida pelo órgão, tornando qualquer atividade sem registro ilegal, podendo sofrer punições.


Portanto, o CRECI garante ao consumidor uma segurança maior, pois assim, ele saberá que está amparado por um profissional qualificado para exercer a profissão e auxiliar da melhor maneira possível, assim como por leis que garantem a transparência e segurança na hora das transações.

 

Além disso, o profissional credenciado tem acesso a:

  • Autorização para realizar transações imobiliárias legais;
  • Exercer a profissão de acordo com as leis e o código de ética;
  • Credibilidade no setor imobiliário;
  • Associação e assistência sindical.


Para obter a certificação no CRECI, é necessário formação técnica ou superior na área Imobiliária em instituições credenciadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e aprovadas pelo CRECI/COFECI, tendo durações variadas, podendo ser meses ou anos. E ainda realizar o Estágio Profissional Supervisionado em uma imobiliária ou com corretor autônomo inscrito no órgão, para maiores informações basta acessar o site do CRECI.


Após a realização do curso e estágio, com o diploma e documentos necessários em mãos o registro no CRECI pode ser realizado juntamente a uma delegacia do CRECI mais próxima. Para obter a carteirinha é necessário o pagamento de uma taxa + anuidade, e o documento tem duração de 12 meses, sendo necessária renovação após esse período para que não haja punições.


Com a carteirinha, o profissional está apto para exercer sua função legalmente, seja de forma autônoma ou como funcionário de imobiliária.

 

[Fonte: CRECI-RS]

____________

Se está em busca de uma casa ou apartamento em Santa Maria, fale com a nossa equipe agora mesmo pelo Whatsapp de venda (55) 99106-2906  ou de locação (55) 99613-8053


Outros posts

  1. Você sabe a diferença entre área útil e privativa de um imóvel?

    Você sabe a diferença entre área útil e privativa de um imóvel?

    Já se deparou com os termos área total, área útil, área comum e área privativa enquanto buscava um imóvel? Ficou se questionando qual a diferença entre eles? Pois por mais semelhantes que sejam, eles...

  2. Ventilação Natural: benefícios de manter seu imóvel arejado

    Ventilação Natural: benefícios de manter seu imóvel arejado

    É comum que em muitos imóveis surjam problemas com umidade, mofo, proliferação de ácaros, acumulo de sujeira, etc, devido à má ventilação do ambiente. Por isso, a ventilação natural é muito importante...

  3. Vantagens em negociar um imóvel com uma imobiliária!

    Vantagens em negociar um imóvel com uma imobiliária!

    É muito comum que o proprietário, na hora de colocar um imóvel para venda ou locação fique em dúvida se é vantajoso anunciar em uma imobiliária. Assim, como o futuro inquilino ou comprador se question...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Camobi Imóveis

Comercial
(55) 3226-4346
Locações
(55) 99613-8053
Vendas
(55) 99106-2906
Financeiro
(55) 99218-8468
Condomínios
(55) 99218-8468

Camobi Imóveis

Locações
(55) 99613-8053
Vendas
(55) 99106-2906
Financeiro
(55) 99218-8468
Condomínios
(55) 99218-8468