Entenda a diferença entre matrícula e escritura de um imóvel
Voltar para o blog

Entenda a diferença entre matrícula e escritura de um imóvel

Apesar de muitas pessoas acreditarem que escritura e matricula são o mesmo documento, eles são diferentes, contudo, muito importantes no momento de negociar um imóvel.


Tanto a escritura quanto a matricula são documentos relativos à compra de um imóvel e que possuem suas particularidades. Portanto é importante conhece-los e saber diferencia-los, para evitar futuros problemas, pois eles não asseguram a propriedade em relação ao bem.



Diferença entre escritura e matrícula do imóvel

 

Este documento é público e oficial que valida o acordo entre as partes e é elaborado no cartório de notas. Já a matrícula é o documento que individualiza o imóvel, sua “certidão de nascimento”, onde constam informações essenciais para identificação jurídica.

 

Algumas informações que constam na matrícula do imóvel são: localização, qualificação dos proprietários, alterações ocorridas, transações de compra e venda, inventários, hipotecas, desmembramentos, desapropriações, ações judiciais, etc. ou seja, a matrícula do imóvel contém o histórico completo de todas as ocorrências relativas a casa ou apartamento, inclusive o histórico de escrituras que o imóvel já sofreu por mudanças de proprietário.

 

No processo de transferência do imóvel, os documentos são utilizados na seguinte ordem:

 

> elaboração e assinatura do contrato de compra e venda

> escritura pública de compra e venda

> registro da mesma na matrícula do imóvel


Atenção: apenas o registro da escritura na matrícula que transfere efetivamente a propriedade do bem!

 

A matrícula é um certificado da propriedade, responsável por comprovar quem é de fato o proprietário do imóvel. A matrícula pode ser obtida em um Cartório de Registro de Imóveis no município em que o imóvel se encontra ou pela internet.

 

Se você pretende financiar um imóvel a matricula é um documento essencial, pois as instituições financeiras só autorizam o financiamento e liberam o dinheiro necessário quando esse documento é apresentado, pois é necessário comprovar que o imóvel não possui nenhuma pendência, dívida ou ação judicial.

 

[Fonte: Casa Mineira]

____________

Se está em busca de uma casa ou apartamento em Santa Maria, fale com a nossa equipe agora mesmo pelo WhatsApp de venda (55) 99106-2906 ou de locação (55) 99613-8053.

Outros posts

  1. Você sabe a diferença entre área útil e privativa de um imóvel?

    Você sabe a diferença entre área útil e privativa de um imóvel?

    Já se deparou com os termos área total, área útil, área comum e área privativa enquanto buscava um imóvel? Ficou se questionando qual a diferença entre eles? Pois por mais semelhantes que sejam, eles...

  2. Ventilação Natural: benefícios de manter seu imóvel arejado

    Ventilação Natural: benefícios de manter seu imóvel arejado

    É comum que em muitos imóveis surjam problemas com umidade, mofo, proliferação de ácaros, acumulo de sujeira, etc, devido à má ventilação do ambiente. Por isso, a ventilação natural é muito importante...

  3. Vantagens em negociar um imóvel com uma imobiliária!

    Vantagens em negociar um imóvel com uma imobiliária!

    É muito comum que o proprietário, na hora de colocar um imóvel para venda ou locação fique em dúvida se é vantajoso anunciar em uma imobiliária. Assim, como o futuro inquilino ou comprador se question...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Camobi Imóveis

Comercial
(55) 3226-4346
Locações
(55) 99613-8053
Vendas
(55) 99106-2906
Financeiro
(55) 99218-8468
Condomínios
(55) 99218-8468

Camobi Imóveis

Locações
(55) 99613-8053
Vendas
(55) 99106-2906
Financeiro
(55) 99218-8468
Condomínios
(55) 99218-8468