Você sabe a diferença entre área útil e privativa de um imóvel?
Já se deparou com os termos área total, área útil, área comum e área privativa enquanto buscava um imóvel? Ficou se questionando qual a diferença entre eles? Pois por mais semelhantes que sejam, eles possuem diferentes significados.
Conhecer as diferenças nessas áreas auxilia o entendimento acerca dos custos de um imóvel, pois por exemplo, no caso de condomínios, as despesas de áreas comuns, entram na cobrança e são dividas igualmente entre todas as unidades.
Área privativa
É uma área de utilização exclusiva do morador do imóvel. Nessa área estão inseridas as espessuras das paredes internas e externas, no caso de paredes compartilhadas, como em apartamentos, é feito uma divisão imaginária onde a espessura da parede é distribuída igualmente entre ambos vizinhos.
Este é a área que o morador vai viver e mobiliar, sem dividir com os residentes próximos, como por exemplo uma academia de um condomínio.
Área útil
Semelhante a área privativa, a área útil também é de uso exclusivo do morador, porém sem contar as paredes. É a soma das áreas de todos os cômodos do imóvel. Essa nomenclatura está caindo em desuso, pois gera distorções das unidades.
Área comum
Como o próprio nome diz, é uma área comum, ou seja, todos os moradores podem frequentar, como: salão de festas, academia, piscina, jardins, elevadores, corredores, entre outros.
O custo dessas áreas, como manutenção, funcionários, limpeza, etc, é feita com base na fração ideal, calculada a partir da área privativa de cada unidade.
Área total
É a soma de todas as outras áreas, ou seja, área privativa + fração da unidade na área comum + garagem. A área total sempre será maior que a área útil de um imóvel.
[Fonte: Haus]
____________
Se está em busca de uma casa ou apartamento em Santa Maria, fale com a nossa equipe agora mesmo pelo Whatsapp de venda (55) 99106-2906 ou de locação (55) 99613-8053.